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Projeto

SOC316 - Placas em Braille sustentáveis

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SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Arquitetura e Urbanismo

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ícone Autoria Eduardo Mamedes Martiniano Monteiro, Jayane Milena Tavares Melo, Jhonata Augusto Silva
ícone Orientação Andrea Silva Souza
ícone Instituição Escola SESI de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes

Resumo

Acessibilidade é o direito das pessoas portadoras de deficiências ou mobilidades reduzidas, direito este que, apesar de ser previsto por lei, continua sendo desrespeitado. Muitas instituições não estão de acordo com a Lei Federal nº 13.146, a qual prevê a inclusão dos deficientes visuais ou de baixa visão, dando a obrigatoriedade às instituições de adequarem seus meios para que os deficientes tenham a autonomia de realizar suas atividades com o mínimo de ajuda possível. O interesse pela acessibilidade justifica-se porque foi observado que nas instituições estatais e privadas há a ausência de sinalização ou informação para os deficientes visuais, principalmente em escolas que visam a inclusão social. Para amenizar essa problemática, foram realizadas consultas bibliográficas, nas quais as leituras efetuadas tinham como base as leis, as publicações e artigos sobre os direitos dos deficientes, inclusive deficientes visuais. A fim de contribuir de modo sustentável, foram produzidas placas feitas de canos PVC (policloreto de vinila) de sobras de obras e também de PP (polipropileno) de capas de plástico escolares descartadas pelos discentes. A proposta do projeto é unir sustentabilidade e acessibilidade como meio de inovação empreendedora, por ser uma solução de baixo custo podendo contribuir com toda a sociedade. São placas de sinalização escritas em Braille, cujo objetivo é amenizar os transtornos enfrentados pelos deficientes visuais cotidianamente. Os resultados obtidos com as implantações foram positivos para a instituição, alunos e funcionários, os quais perceberam que as placas em Braille ao lado das salas são primordiais para os deficientes visuais, permitindo sua autonomia de locomoção dentro do ambiente de ensino.

Palavras-chave: Acessibilidade, Sustentabilidade, Inclusão

Foto do projeto