Ciências Humanas
Educação
Resumo
A partir da década de 1970 as lideranças indígenas passaram a organizar um movimento indígena nacional e a lutar pela garantia de direitos dos povos originários junto ao Estado brasileiro. O resultado desse processo foi uma série de conquistas presentes na Constituição Federal e outros aparatos legislativos. A atual pesquisa se direciona para a luta pela educação da população indígena em Aracruz, único município capixaba com indígenas aldeados e terras demarcadas. A realização dessa pesquisa ocorreu a partir dos seguintes procedimentos, entre junho de 2019 e março de 2020: 1. Revisão bibliográfica sobre a luta dos povos indígenas no Brasil por direitos, com destaque especial para os povos indígenas de Aracruz (Tupinikim e Guarani); 2. Coleta e organização de dados sobre as escolas indígenas (da educação infantil ao ensino fundamental) de Aracruz e também a respeito dos estudantes indígenas matriculados em uma escola não indígena, a EEEFM Primo Bitti; 3. Além de dados secundários, também foram realizadas visitas técnicas nas escolas indígenas e na EEEFM Primo Bitti. 4. Organização e interpretação dos dados e informações a partir do aparato teórico construído. A proposta foi avaliar/analisar a implementação da política de educação voltada para a população indígena. Quanto aos resultados, de um lado, foram considerados avanços o número de escolas indígenas instaladas em Aracruz e a presença expressiva de educadores indígenas. Por outro lado, também foram identificados limites, especialmente, no que se refere à infraestrutura dos estabelecimentos escolares. Em relação aos estudantes indígenas matriculados na escola não indígena EEEFM Primo Bitti, constatou-se que os dados de rendimento entre estudantes indígenas e não indígenas foram similares e que esse estabelecimento escolar, embora não seja indígena, tem desenvolvido ações no sentido de melhor acolher a comunidade indígena.
Palavras-chave: Povos indígenas, Educação , Aracruz