Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

HUM224 - Periódico virtual diário de classe: novos paradigmas para uma educação democrática no século XXI

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

Play
ícone Autoria Gabriella Vitória Bordoni Leite dos Santos, Matheus Luiz Franco Guedes da Silva
ícone Orientação Caroline Araújo Bordalo, Valena Ribeiro Garcia Ramos
ícone Instituição Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Resumo

Muito se fala em protagonismo estudantil, em novas tecnologias na educação e na combinação entre ambos. Seriam os pilares de uma educação atenta às mudanças urgentes pelas quais nosso sistema de ensino precisa passar, sob risco de tornar-se totalmente obsoleto e distante das novas gerações. Contudo, neste projeto buscamos desenvolver uma concepção de protagonismo estudantil como fenômeno coletivo, isto é, necessariamente associado às demandas dos jovens por transformação social e que se expressam no contexto da educação. Salientamos a democratização como um aspecto fundamental que se revela em metodologias mais horizontais e na importância da extensão como forma de conexão e elemento impulsionador de mudanças concretas nas instituições. O projeto do Periódico Virtual Diário de Classe articula a valorização da extensão como área essencial para pensarmos novos horizontes na educação brasileira bem como o engajamento dos estudantes neste processo a partir da produção e circulação de conhecimento produzido na educação básica. Nesses termos, o protagonismo estudantil pode ser potencializado pela utilização das novas tecnologias, mas assume como princípio a superação dos muros que hoje separam as escolas do seu contexto social imediato. Para tal fim, lançamos mão de plataformas virtuais e redes sociais como meio de divulgação do projeto e nos mantemos em interlocução com colaboradores que compõem o conselho editorial, os quais são fundamentais para alcançarmos o objetivo de estimular a produção e a circulação de conhecimento por estudantes das diferentes redes de ensino.

Palavras-chave: protagonismo estudantil, ensino médio, periódico virtual

Foto do projeto