Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA204 - Laboratório aberto: a importância da experimentação no ensino de química

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

Play
ícone Autoria José Vitor Nunes da Costa, Nelice da Silva Ramos, Sérgio Lucas Barbosa Carvalho
ícone Orientação Elzilene Aquino de Araújo, Bernardo Jeová da Costa Ribeiro
ícone Instituição Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho

Resumo

Este trabalho apresenta as etapas da construção de um destilador de arraste a vapor para extração de essências e a fabricação de produtos sustentáveis a partir desse processo. Emprega-se a utilização de materiais alternativos e de baixo custo facilmente adquiridos no cotidiano. Dessa forma, o uso de aulas expositivas deve beneficiar a discussão através do uso da experimentação e o incentivo para construção e fabricação de produtos com materiais alternativos ou poluentes. O objetivo é capacitar os estudantes à mercê da contextualização com a prática experimental sobre produção de sabão/sabonetes e perfumes e a utilização material de baixo custo como alternativa para fabricação de equipamentos. A metodologia empregada neste projeto é de caráter ativo, que relaciona as aulas tradicionais (teóricas) com as aulas práticas (experimentos) na produção de produto artesanais, inserindo o conceito de educação ambiental e a construção de um destilador com o uso de materiais alternativos, com o qual os alunos possam extrair óleos essenciais das plantas conhecidas da região (Açaí, Puruí, Erva Cidreira e Limão). A atividade foi realizada na Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho no município de Codajás/Brasil numa turma do ensino médio. Foram produzidos sabões, sabonetes e perfumes a partir do quadro receitas, utilizando materiais alternativos e de baixo custo, e com a necessidade de adquirir as essências de forma fácil e acessível foi produzido um destilador de arraste a vapor, com isso extraiu-se essências das plantas da região. Portanto, os discentes compreenderam a relação da química e no processo inerente à produção de materiais sustentáveis, e experimentaram também a criação de equipamentos para usar nas aulas, principalmente quando muitas escolas dos Estados não possuem laboratório e muito menos materiais.

Palavras-chave: Experimentação, Destilador, Ensino de Química

Foto do projeto