Ciências Exatas e da Terra
Química
Resumo
Este trabalho apresenta as etapas da construção de um destilador de arraste a vapor para extração de essências e a fabricação de produtos sustentáveis a partir desse processo. Emprega-se a utilização de materiais alternativos e de baixo custo facilmente adquiridos no cotidiano. Dessa forma, o uso de aulas expositivas deve beneficiar a discussão através do uso da experimentação e o incentivo para construção e fabricação de produtos com materiais alternativos ou poluentes. O objetivo é capacitar os estudantes à mercê da contextualização com a prática experimental sobre produção de sabão/sabonetes e perfumes e a utilização material de baixo custo como alternativa para fabricação de equipamentos. A metodologia empregada neste projeto é de caráter ativo, que relaciona as aulas tradicionais (teóricas) com as aulas práticas (experimentos) na produção de produto artesanais, inserindo o conceito de educação ambiental e a construção de um destilador com o uso de materiais alternativos, com o qual os alunos possam extrair óleos essenciais das plantas conhecidas da região (Açaí, Puruí, Erva Cidreira e Limão). A atividade foi realizada na Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho no município de Codajás/Brasil numa turma do ensino médio. Foram produzidos sabões, sabonetes e perfumes a partir do quadro receitas, utilizando materiais alternativos e de baixo custo, e com a necessidade de adquirir as essências de forma fácil e acessível foi produzido um destilador de arraste a vapor, com isso extraiu-se essências das plantas da região. Portanto, os discentes compreenderam a relação da química e no processo inerente à produção de materiais sustentáveis, e experimentaram também a criação de equipamentos para usar nas aulas, principalmente quando muitas escolas dos Estados não possuem laboratório e muito menos materiais.
Palavras-chave: Experimentação, Destilador, Ensino de Química