Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA166 - Confecção de yoté, mancala e fanorona e suas relações étnico-raciais, no ensino de matemática e logística reversa

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Matemática

Play
ícone Autoria Iana Lara dos Santos Nery
ícone Orientação Ismirna Israelle Pereira dos Santos, Isla Jemima Pereira dos Santos
ícone Instituição Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa

Resumo

A influência de fatores socioculturais nos leva a ver a matemática como um produto cultural e não linear. No Brasil podemos observar uma pluralidade de etnias, diversidade nos modos de vidas, crenças, valores e conhecimentos, esses fatores apresentam-se como um grande desafio para a matemática, fazendo-se necessário a aplicação da etnomatemática no âmbito escolar, visando estudar as ideias matemáticas relacionando-as com a vida, o ambiente cultural e o social, esse é um dos desafios na atualidade, a apropriação do conhecimento étnico na sala de aula, e a construção da ponte entre esse conhecimento e o conhecimento dito institucional. Dentro dessa perspectiva os jogos matemáticos africanos podem ser utilizados como instrumento e fundamentos teóricos para promover a educação das relações étnicos-raciais no ambiente escolar. O presente projeto dialoga com essas reflexões, propondo a elaboração de jogos matemáticos africanos como yoté, mancala e fanorona, para serem utilizados como uma ferramenta didática, valorizando a participação africana no desenvolvimento do pensamento matemático. Sob esse contexto trazemos a discussão da logística reversa, reforçando a preservação do meio ambiente e a minimização do impacto ambiental referente ao lixo, por meio da utilização de materiais alternativos como sementes, papelão, tampas de garrafa pet e outros, na confecção dos jogos. Durante a produção dos jogos os alunos precisam recorrer a alguns conceitos matemáticos referente à medida, proporção, quantidade e raciocínio lógico, unido a esses conceitos está a relevância das aproximações dos alunos com alguns aspectos da cultura africana como historicidade, origens e princípios de utilização dos jogos abordados. O projeto demonstrou-se de extrema importância no diálogo da temática em sala, pois infelizmente há um desconhecimento relevante, no âmbito escolar, sobre os jogos africanos e a importância da etnomatemática.

Palavras-chave: Jogos matemáticos africanos, Logística Reversa, Cultura Africana

Foto do projeto