Engenharia
Eletrotécnica
Resumo
O isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 impôs um grande desafio frente ao sistema de ensino nacional e internacional. O sistema convencional entrou em colapso e novas soluções estão sendo desenvolvidas em caráter emergencial pelas instituições de ensino. Entretanto, há ainda muito a se fazer em relação às atividades práticas, sobretudo nas escolas técnicas, uma vez que muitas disciplinas não puderam ser ministradas devido às suas especificidades. Em busca de soluções para atenuar o problema, especialmente para sistemas fotovoltaicos, percebeu-se que há uma lacuna na literatura e no mercado no que diz respeito às simulações em campo de sistemas fotovoltaicos considerando ambiente 3D. Neste contexto, a proposta de pesquisa tem como objetivo desenvolver um software para simulação em ambiente 3D de sistemas fotovoltaicos para auxiliar aulas práticas. Embora tais simulações computacionais não representem efetivamente todas as experiências vivenciadas em uma aula prática, acredita-se que estas possam ser substituídas em um certo grau, sobretudo na ocasião em que não é recomendado o encontro presencial. Além disso, acredita-se que o desenvolvimento desse software de simulação possa integrar efetivamente os cursos práticos após a pandemia, tendo em vista que ele poderá ser utilizado previamente pelo professor para mitigar erros comuns em situações práticas. É importante ressaltar que o conhecimento que será adquirido e a tecnologia que será desenvolvida poderão ser adaptados a diversas outras áreas do conhecimento, não somente para os sistemas fotovoltaicos.
Palavras-chave: Simulação 3D, Sistemas Fotovoltaicos, Desenvolvimento de Software