Data:
Local: Centro de Atividades "Fuad Assef Maluf" - SESI - Sumaré
- Rua Amazonas, 99 - Nova Veneza, Sumaré, SP
(a 3 km do Clube da 3M) - MAPA.
A VII Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.
A VII Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. O Desafio de Inovação Instituto 3M é uma iniciativa do Instituto 3M e conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizador da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), e o apoio da Escola Politécnica da USP para a sua realização.
Podem enviar projetos para a VII Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, estudantes matriculados em 2019 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que tenham idade até 20 anos completos, na data da mostra de projetos. Projetos de outras regiões do Estado de São Paulo serão selecionados em caso de vagas remanescentes.
Os projetos podem ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, devem ter um professor orientador com mais de 21 anos de idade (e opcionalmente, um coorientador maior de 18 anos) e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias. Consulte as categorias no site da FEBRACE.
TEMA: Para montar um projeto, o primeiro passo é definir o tema. O(s) estudante(s) deve(m) identificar o problema que gostaria(m) de resolver, fatos, fenômenos e/ou situações que deseja(m) entender melhor. Nesta etapa é necessário decidir se o projeto será conduzido individualmente ou em equipe de no máximo três estudantes.
DIÁRIO DE BORDO: Agora o(s) estudante(s) precisa(m) separar um caderno para servir de diário de bordo do projeto. Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do projeto, desde as primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema.
PLANO DE PESQUISA: O próximo passo é elaborar o Plano de Pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo de engenharia, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de engenharia e a bibliografia principal que o(s) estudante(s) irá(ão) utilizar.
ORIENTADOR / COORIENTADOR: O(s) estudante(s) deve(m) discutir e aprimorar o plano de pesquisa com o professor orientador do projeto. Em alguns casos, pode ser necessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvida no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e a acompanhar e orientar o desenvolvimento do projeto.
QUESTÕES ÉTICAS E DE SEGURANÇA: Antes de qualquer experimento é importante verificar se alguma regra especial aplica-se ao projeto. No site da FEBRACE questões éticas e de segurança, tem uma seção com informações sobre este tema.
DESENVOLVIMENTO: O(s) estudante(s) deve(m) conduzir o projeto, de acordo com o plano de pesquisa, seguindo o Método Científico ou de Engenharia. O projeto deverá ser conduzido por um estudante (ou por uma equipe de no máximo três estudantes) sob o acompanhamento e a orientação de um professor orientador /coorientador. O andamento do projeto deverá ser registrado pelo(s) estudante(s) no diário de bordo.
Ao longo do desenvolvimento, devem-se registrar todas as etapas realizadas, anotando detalhadamente e precisamente todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
As fontes de informação, em livros, jornais e na internet, devem ser verificadas, principalmente quanto à confiabilidade da fonte. O(s) estudante(s) deve(m) anotar os dados completos do local em que encontraram cada informação a ser utilizada na pesquisa, para citarem todas de forma adequada.
RELATÓRIO: A partir de todas as anotações no diário de bordo, deve ser elaborado o relatório do projeto. O relatório deverá conter de forma detalhada o desenvolvimento do projeto, os resultados alcançados e as suas conclusões. A estrutura básica recomendada para o relatório deverá conter: folha de rosto, sumário, resumo do projeto, introdução, objetivos e relevância do trabalho, desenvolvimento do projeto, resultados, conclusões e referências bibliográficas.
ENVIO DO PROJETO: Você já pode acessar a plataforma PROJETOSFERA para iniciar o cadastro de seu projeto e das informações dos seus partipantes, mesmo antes da finalização do projeto. As documentações do projeto, incluindo Plano de Pesquisa, Resumo e Relatório, devem ser enviadas pelo PROJETOSFERA . Você encontra um Tutorial sobre como realizar o seu cadastro AQUI. Apenas os cadastros completos poderão participar da VII Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M.
Os projetos submetidos à VII Mostra de projetos serão avaliados por um Comitê de Avaliação. Serão selecionados 100 projetos finalistas que poderão participar da Mostra em 2019. Os estudantes finalistas devem apresentar-se na VII Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, nos dias 23 e 24 de outubro de 2019, para expor seus projetos. Durante o evento o Comitê de Avaliação avaliará as competências e conhecimentos escolhendo os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria que recebem certificados, medalhas e troféus.
A avaliação é feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelo finalista (diário de bordo, relatório, pôster, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores.
A Mostra de projetos contempla sete categorias do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.
O Comitê de Avaliação é composto de professores da Universidade de São Paulo, pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico e técnicos voluntários da 3M. Os avaliadores são orientados quanto aos critérios e conceitos de avaliação.
Os projetos finalistas serão avaliados pelo Comitê e a partir das avaliações serão classificados em 1o, 2o e 3o lugar em cada uma das sete categorias segundo os seguintes critérios: Atitude Científica, Habilidades, Criatividade e Inovação, Aplicação do Método Científico ou de Engenharia, Profundidade, Relatório, Diário de Bordo, Pôster, Apresentação Oral, Relevância Social, Empreendedorismo e Trabalho em Equipe (para projetos em grupo).
Os estudantes e professores de projetos classificados em 1o lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa, e o valor de R$ 1.100,00 (hum mil, cem reais) e um troféu por projeto para a equipe vencedora.
Os estudantes e professores de projetos classificados em 2o lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa e o valor de R$ 900,00 (novecentos reais) por projeto para a equipe vencedora.
Os estudantes e professores de projetos classificados em 3o lugar receberão uma medalha e um certificado por pessoa e o valor de R$ 700,00 (setecentos reais) por projeto para a equipe vencedora.
Esta premiação se aplica a todos os estudantes e professores inscritos na VII Mostra C&T I3M
O prêmio Professor Mobilizador tem por objetivo reconhecer 3 professores orientadores que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2019 segundo os seguintes critérios:
Os professores que ficarem em 2º e 3º lugar receberão um certificado, e o professor que ficar em 1º lugar, receberá um curso complementar de Língua Inglesa, online, por 1 ano.
Esta premiação se aplica somente aos professores inscritos no curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2019
O prêmio Escola de Destaque tem por objetivo reconhecer três escolas que apoiaram a orientação de projetos científicos segundo os seguintes critérios:
Será concedida uma placa de reconhecimento para cada escola de destaque.
Esta premiação se aplica somente às escolas de professores inscritos no curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2019.
O Edital Escola Pioneira é uma iniciativa do Instituto 3M e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas de sucesso por meio de projetos de ciências investigativos.
Podem participar escolas que possuem professores cursistas no Desafio de Inovação Instituto 3M 2019, eixo Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica.
As inscrições devem ser feitas no período de 07 de agosto até 13 de setembro de 2019 pelo formulário acessível no link:https://forms.gle/sYJKwAkTigf4sUpG6.
A partir das inscrições, será escolhida a Escola Pioneira 2019 e receberá como prêmio na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços, o equivalente a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para o desenvolvimento e continuidade de projetos de ciências investigativos na unidade escolar. O repasse dos bens duráveis para a Escola Pioneira 2019 será por meio de Comodato.
Para mais informações sobre o Prêmio Escola Pioneira consulte o edital - CLIQUE AQUI.
Os prêmios aqui listados, com exceção dos Projetos Finalistas da VII Mostra de Ciências e Tecnologias Instituto 3M, não poderão ser convertidos em dinheiro, são pessoais e intransferíveis.
2014 - II Mostra
2015 - III Mostra
2016 - IV Mostra
2017 - V Mostra
2018 - VI Mostra