O programa Jornada de Ciências Dow busca formar professores na vivência das ciências e na orientação de projetos investigativos de iniciação científica e estimular a vocação de jovens da educação básica e técnica em ciências e engenharia. Integram o programa, Módulos de Formação de Professores, a Mostra Virtual de Ciências e Inovação Dow e a Feira Presencial.
Professores que lecionam no 8º e 9º ano do ensino fundamental II, ensino médio ou técnico, em escolas públicas, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação de melhor qualidade. O programa contempla:
Contempla uma carga horária total de 110 horas, sendo 21 horas de atividades presenciais, 6 horas de apoio síncrono virtual, 30 horas para realização do curso na Plataforma APICE - Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia e 53 horas para orientação de projetos de alunos.
O programa é desenvolvido na modalidade semipresencial, com momentos de educação à distância e momentos de interação presencial, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos.
As atividades presenciais serão realizadas na Universidade de São Paulo e serão ministradas pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e por professores da Escola Politécnica da USP. As atividades à distância serão orientadas por tutores com experiência em formação de professores e tutoria à distância.
Para obter o certificado do curso de Formação, o professor participante deverá:
As atividades avaliativas consistirão em:
Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que:
Os cursistas receberão certificado de conclusão com carga horária de 110 horas, endossado pela Dow, FEBRACE e LSI-TEC.
Atividade/mês | MAR | ABR | MAI | JUN | AGO | SET |
---|---|---|---|---|---|---|
Metodologia I | 20 | |||||
Metodologia II | 23 | |||||
Metodologia III | 22 | |||||
Metodologia IV | 25 | |||||
Metodologia V | 21 | |||||
Metodologia VI | 24 |
Atividade/mês | ABR | MAI | JUN | AGO | SET | OUT |
---|---|---|---|---|---|---|
Traz pra Roda I | 09 | |||||
Traz pra Roda II | 07 | |||||
Traz pra Roda III | 11 | |||||
Traz pra Roda IV | 06 | |||||
Traz pra Roda V | 10 | |||||
Traz pra Roda VI | 08 |
Apresentação do Curso: Apresentaremos os módulos do curso, as ferramentas que serão utilizadas para interação à distância, da equipe de organização, dos tutores e dos professores cursistas.
Levantamento de Problemas: Vamos explorar como iniciar um projeto de pesquisa, com levantamento de temas, problemas e curiosidades.
Diário de Bordo: Além de sua definição, abordaremos a importância do registro, as vantagens de usar um Diário de Bordo e os cuidados que devemos tomar. Vamos analisar alguns exemplos e refletir sobre a forma e a precisão dos registros.
Preparação: Os tutores discutirão os objetivos da visita à FEBRACE e os critérios de observação da mostra.
Visita à FEBRACE: Vamos visitar a mostra de projetos finalistas da FEBRACE, e entrevistar estudantes finalistas e seus professores orientadores.
Plano de Pesquisa I: Iremos entender sua importância e estrutura básica.
Ética e Segurança: Vamos tratar sobre autoria, plágio e falsificação de dados. Vamos abordar também quais as medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas.
Plano de Pesquisa II: Vamos trabalhar a estrutura detalhada dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa
Pesquisa Bibliográfica: Além da definição, abordaremos como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas. Vamos observar alguns exemplos e ver a forma e a precisão das citações.
Levantamento de Dados: Iremos estudar tipos de dados e como elaborar questionários para ajudar na coleta.
Análise de resultados: Iremos verificar quais procedimentos podemos utilizar para fazer a análise dos resultados, quais as ferramentas existentes para auxiliar na etapa de análise e como representar e expor os dados analisados.
Conclusões da Pesquisa: Vamos verificar qual a estrutura de um texto de conclusão e como apresentar com objetividade as propostas para trabalhos futuros.
Relatório de Pesquisa: Iremos estudar quais são os elementos que compõem um relatório de pesquisa para que seu trabalho seja considerado bem escrito.
Pôster: Detalhadamente, abordaremos como compor um pôster de forma clara e objetiva, descrevendo qual a estrutura e quais cuidados quanto à diagramação e linguagem para um pôster bem elaborado.
Comunicação Oral e Corporal: Vamos tratar sobre Apresentação Oral e Corporal, incluindo sugestões para que o estudante consiga transmitir o essencial da pesquisa de forma clara e compreensível. Vamos abordar a comunicação corporal e oral e também como se dirigir a diferentes públicos.
Os estudantes e professores participantes da Mostra Virtual receberão um certificado digital de participação como finalista.
O Comitê de Avaliação avaliará os documentos dos projetos participantes da Mostra Virtual e selecionará 10 projetos para participarem da Feira Presencial.
Os estudantes e professores dos 10 projetos participantes da Feira Presencial receberão uma medalha de participação.
O Comitê de Avaliação avaliará as competências e habilidades dos estudantes participantes e selecionará o primeiro, segundo e terceiro lugar, dentre os 10 projetos participantes, que serão reconhecidos com certificados e um troféu para o projeto. O primeiro colocado será contemplado também com credenciais para a FEBRACE 2020.